quarta-feira, 13 de maio de 2009

Alvos da tentação - Fama


Continuando nossa série "Alvos da tentação", discorreremos agora sobre os perigos da fama.

Grande perigo inicia-se com o anseio de ser popular. Ser membro da "gangue". Ser amado. Na verdade, é algo mais do que isso. É a fome de ser conhecido, de criar um nome para si mesmo. Inclui a per­seguição do melhor lugar, o aperto de mãos certas, a batida nas costas certas, estar nos ambientes certos; manipulando e cavando habilmente. O tempo todo há uma preocupação ja­mais pronunciada em torno de uma agenda egocêntrica, oculta: que o seu nome fique lá em cima, sob o foco dos holofotes. A insegurança assim revelada está entre o patético e o nauseante.
Não me entenda mal. Para algumas pessoas, a fama chega de surpresa. Nada mais é do que o subproduto de um trabalho bem feito, isento de estratégia maliciosa. Sem jamais nutrir qualquer desejo de ser bem conhecido, algumas pessoas são atiradas no centro do palco independentemente de seus pró­prios desejos. Tudo bem: que elas continuem a examinar suas motivações e a manter o equilíbrio. A fama pode ser o atrativo principal. As alturas são estonteantes. Um brincalhão disse, jocosamente: "A fama, à semelhança da fumaça, é inofensiva se você não a inalar." As pessoas que conseguem dominá-la com graça, não se permitem esquecer quão imerecedoras são. Com freqüência, tais pessoas têm origens muito humildes. Como a famosa contralto Marian Anderson, que afirmou que o momento mais importante de sua vida ocorreu quando ela chegou em casa e disse à sua mãe que não precisaria mais lavar a roupa das pessoas, dali por diante.

O apóstolo João escreve palavras muito fortes: "o mundo inteiro jaz no maligno." Em seguida, adverte-nos: "Filhinhos, guardai-vos dos ídolos." Ídolos como a fama e o poder. Essa é uma das razões porque os momentos devocionais com o Senhor têm tanto valor. Ilumi­nam o foco de nossa vida. Corrigem nossa visão. Incendeiam nosso louvor. Redirecionam nossas prioridades. Tiram nossa atenção deste planeta, e colocam-na em coisas eternas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails