quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Entrevista com Miriam Reich

Miriam tem 29 anos, solteira, graduada em Teologia pelo IBP e graduanda em Pedagogia pela UERJ. Editora das revistas de Primários, Juniores e Juvenis da CPAD, tradutora e avaliadora de livros da mesma editora, professora de jovens na Escola Dominical e coordenadora pedagógica do projeto sócio-evangelístico Vila da Conquista da igreja Assembléia de Deus da Taquara, da qual é membro.
Reflexões do Reino: Quem é Miriam Reiche? E Como foi sua conversão à Cristo?

Miriam: Eu sou uma pessoa bastante simples, que AMA a Palavra de Deus, a minha igreja, o meu pastor, a obra do Senhor, a minha família e os meus amigos. Sinto-me honrada e privilegiada por trabalhar no Reino de Deus e abençoar muitas vidas.
Graças a Deus, nasci num lar evangélico e fui criada no temor do Senhor. Mas considero que minha conversão se deu quando decidi me batizar com 14 anos de idade. Aliás, esta foi uma experiência que marcou demais a minha vida, pois não havia ninguém da minha família na igreja naquele domingo. Naquela época, vivíamos um período financeiro difícil e tínhamos que nos revezar para ir à igreja, uma vez que não havia dinheiro para todos irem. Lembro-me como se fosse hoje: o pastor Gilberto Malafaia perguntou se havia alguém que gostaria de se batizar e que não havia dado profissão de fé ainda. Levantei-me, fui até ele e declarei o meu desejo. Deus foi tão bom e misericordioso que, para confirmar minha decisão, batizou-me com o Espírito Santo quando ascendi das águas. É claro que, ao retornar para casa, levei uma bronca daquelas da minha mãe, pois ela queria muito ter presenciado aquele momento. Mas meu pai me defendeu dizendo que era a vontade de Deus, pois Ele havia confirmado através do batismo com o Espírito Santo. (Que bom que fui selada naquele domingo!!! rsrsrs).
Bem, tenho muitos defeitos nos quais Deus ainda está trabalhando. Luto todos os dias contra a vaidade, o orgulho, a inveja, o ciúme, a maledicência, a mentira etc. Talvez, se você perguntasse aos meus amigos e familiares, eles responderiam que o esquecimento é minha maior falha, pois tenho uma “cabecinha de vento”, como diz minha mãe. Todavia, nem só de defeitos vive a Miriam Reiche, também possuo algumas virtudes, como qualquer um de nós, e penso que a generosidade seja a maior delas. Sinto uma satisfação indescritível em dar algo para as pessoas.
Na verdade, hoje sou uma pessoa completamente diferente, transformada e moldada pelo Espírito Santo, pois eu tinha defeitos terríveis, um temperamento muito difícil, muitos nem acreditam quando conto. Porém, o Senhor Jesus me tem feito passar por experiências tremendas e moldado seu caráter em mim. GLÓRIA A DEUS POR ISSO!!! Vamos para a outra, senão, continuo falando...rsrsrssr

Reflexões do Reino: Suponho que ser vice-presidente da mocidade da Assembléia de Deus da Taquara, com um número considerável de jovens, foi um trabalho muito árduo. Conte-nos sobre esta experiência à frente dessa juventude.

Miriam: Foi árduo mesmo, mas foi uma experiência maravilhosa. Tudo começou antes de eu ser chamada pelo diácono Renato. Um dia antes de ele me convidar, o Senhor falou comigo numa madrugada que ele me chamaria e que eu deveria aceitar. Então, quando fui convidada, simplesmente aceitei.
Desde o princípio, Deus havia colocado no meu coração e no dele o desejo de sair das quatro paredes, mas não sabíamos exatamente como fazer. Para a glória de Deus, o Senhor foi abrindo as portas, dando-nos sabedoria e mostrando-nos os caminhos que deveríamos seguir. Primeiro foi o trabalho da entrega das caixas de bombom na Cidade de Deus e nos Dois Irmãos, depois, o evangelismo da água na Taquara, que foi seguido da vinda dos americanos, que foi sucedida dos Jogos Panamericanos, onde realizamos os Kids Games, o evangelismo na praia. Naquele ano ainda iniciamos o projeto na Vila da Conquista, que considero uma das maiores CONQUISTAS da nossa gestão, com perdão da redundância.
Neste ano, o Senhor nos deu outra estratégia além das outras que já tínhamos experimentado — os cultos ao ar livre lá na Merck. E nesse caso gostaria de ressaltar que sua participação, Junior, foi indispensável. Só Deus para recompensá-lo!!!
Uma liderança com tantos trabalhos externos exige muito de nós, você não tem vida própria, sua vida é em função da igreja e das necessidades dos jovens, que não são poucas. Além disso, temos que conciliar família, amigos, trabalho, estudos e obra de Deus. O que não é nada fácil.
Entretanto, tudo isso só foi possível porque Deus estava conosco e porque havia uma grande participação dos jovens, além, é claro, do apoio do nosso pastor e de toda a igreja.
Eu não poderia deixar passar a oportunidade de agradecer aos meus amigos queridos (Leandro, Débora, Caroline, Daniele, Amanda e Márcio), que foram essenciais em determinados momentos desta árdua caminhada. Eles foram para mim o que Hananias, Misael e Azarias foram uns para os outros na hora de enfrentar a fornalha.
Por fim, o bom relacionamento existente entre nós, líderes, foi fundamental para que conseguíssemos realizar tantas coisas no Reino de Deus. Aproveitando a ocasião, gostaria de agradecer ao nosso presidente, e meu amigo, por ter confiado em mim para dividir tamanha responsabilidade. Acho que o lema da ADJOVEM (UNIDOS PARA IMPACTAR) reflete exatamente o espírito e o propósito da nossa liderança.

Reflexões do Reino: Fale-nos sobre os projetos e sonhos de Miriam Reiche para o ano de 2009.

Miriam: Para ser sincera, há algum tempo deixei de fazer projetos, pois Deus sempre os rasga e me oferece outros melhores....rsrsrs Brincadeiras à parte, é claro que é preciso nos planejarmos de alguma forma, mas sempre submeter nossos planos ao Senhor, almejando a sua boa, perfeita e agradável vontade.
Pretendo trabalhar mais intensamente na Vila da Conquista, me dedicar mais, pensar em projetos para aquele lugar.
Ah! Minha formatura da faculdade é este ano e pretendo dar prosseguimento aos meus estudos lá, se o Senhor assim permitir. Na verdade, o meu desejo mesmo é me aperfeiçoar cada vez mais para poder realizar a obra do Senhor da maneira que ela merece ser feita.
Também quero ser mais crente, mas temente a Deus, ajudar mais as pessoas, enfim, servir melhor ao Senhor, pois Ele tem feito taaaaaaanto por mim.

Reflexões do Reino: Sempre que somos pegos de surpresa com notícias bombásticas a respeito das calamidades que assolam o mundo, como o caso do Tsunami, queda de aviões e mais recentemente o teto da igreja Renascer, ouvimos as mais diversas explicações para os problemas do sofrimento. Como você vê estas falácias de que “Deus tem um propósito” ou que “a culpa é do diabo”? Existem explicações mais plausíveis diante dessa palavra “sofrimento”?

Miriam: Gosto muito da maneira que C.S.Lewis e Philip Yancey abordam a questão do sofrimento e aconselho a leitura de “Deus sabe que sofremos” e “O problema da dor”, a fim de que os leitores possam obter uma compreensão melhor do assunto.
Penso que existem alguns fatores indispensáveis para os quais devemos nos atentar quando pensamos em sofrimento: o sofrimento da humanidade, em termos gerais, é conseqüência do pecado; acontece com justos e injustos; pode ser usado por Deus para nos provar e ensinar; a nossa fé em Deus deve ser incondicional e, talvez o mais importante, é que jamais podemos nos esquecer de que DEUS é BOM, COMPASSIVO E MISERICORDIOSO, por mais que as circunstâncias particulares ou coletivas tentem dizer o contrário.

Reflexões do Reino:
Sabemos que no decorrer da história da igreja muitas teologias foram surgindo, tais como a Teologia Liberal, da Esperança, da Libertação, da Prosperidade entre outras; cada uma delas com suas devidas importâncias e desvios. Qual destas você destacaria com pontos positivos? E qual delas teria um destaque negativo? Por quê?

Miriam: Considero todas essas teologias desvios doutrinários, a única teologia verdadeiramente positiva é a bíblica. Tentarei neste espaço, pelo pouco que conheço, discorrer um pouquinho a respeito de cada uma.
Quanto à Teologia Liberal, na minha concepção, dentre todas as suas falsas crenças, a que considero mais grave é a de que a Bíblia não é a completa, infalível e inerrante Palavra de Deus, porquanto, se você não crê que a Bíblia é a Palavra de Deus, ou se crê apenas em alguns trechos, certamente, todas as suas demais crenças estarão comprometidas.
De todas essas que você mencionou, a que menos conheço é a Teologia da Esperança, uma vez que não li ainda a obra de Moltmann, mas, pelo que sei, é bastante controversa por sua abordagem sócio-histórica e, claro, por estar baseada na escatologia, que talvez seja a doutrina mais polêmica da Teologia.
A Teologia da Libertação, que tem na pessoa de Leonardo Boff o seu principal expoente e praticamente já “saiu de moda”, uma vez que estava intrinsecamente relacionada ao contexto histórico da ocasião em que surgiu, possui, entre outras falhas, o grave erro de valorizar o aspecto humano de Cristo em detrimento do divino, conceito denominado Jesus histórico. Assim como a teologia liberal, esta também incide no mesmo erro de não crer na inspiração, inerrância, autoridade e suficiência da Bíblia, isto é, adotam o método histórico-crítico de interpretação que se baseia na falibilidade das Escrituras.
Quanto à Teologia da Prosperidade, acho que nem preciso mencionar muita coisa, uma vez que muito já tem se falado a respeito. Fico com as palavras de Paulo: “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.” 1 Co 15.19.

Reflexões do Reino: Como tens visto a posse de Barack Obama?

Miriam: Do ponto de vista de lutas raciais da sociedade estadunidense, a vitória de Obama foi uma maravilhosa conquista. Para o restante da sociedade, só o tempo dirá. Entretanto, vejo com muita preocupação o fato de o mundo inteiro colocar a sua esperança nele. Aos olhos da população mundial, inclusive dos africanos, ele está sendo visto como o “salvador do mundo.” Todavia, ainda que tenha competência, vontade política e apoio, ele não poderá carregar uma responsabilidade tão grande como esta, pois jamais conseguiria solucionar os problemas da humanidade. Sob a perspectiva escatológica, a tendência é que, cada vez mais, os EUA percam a sua hegemonia para a Europa, portanto, com ou sem Obama, o declínio deste país é tido como certo.

Reflexões do Reino: Miriam, foi um prazer trocar figurinhas com você aqui no Reflexões do Reino. Deixe um recado para nossos leitores.

Miriam: Em primeiro lugar, gostaria de agradecer-lhe o convite e mencionar que me sinto honrada em contribuir para o seu blog. Espero, de fato, ter contribuído de alguma forma para edificar os meus irmãos que lerão a entrevista.
Também quero parabenizá-lo pela iniciativa do blog e pelo filho que está por vir. Que o Senhor continue abençoando você, Michele e toda a família e usando-os para a glória Dele.
O meu desejo é que permaneçamos fiéis ao Senhor e à simplicidade do evangelho, virtude tão “invejada” por nós nos homens e mulheres de Deus que construíram a história da nossa igreja, mas, concomitantemente, tão pouco cultivada entre nós.
Que possamos a cada dia nos parecer mais com Cristo, a fim de que sejamos uma Bíblia viva caminhando por aí, pois, como declarou Moody, "De cem homens, um lerá a Bíblia; noventa e nove lerão o cristão."

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails