quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Finalmente a oração

Depois de semanas de protestos, a oração de Rick Warren parece ter ficado em segundo plano enquanto o presidente Barack Obama proferia seu discurso inaugural.
.
Dados oficiais indicam que 2 milhões de pessoas compareceram ao National Mall para assistir o primeiro negro sendo empossado presidente dos Estados Unidos.
.
Uma multidão aguardava ansiosa enquanto o nome de Warren era anunciado para fazer uma oração. Poucas pessoas vaiaram, mas a multidão silenciou quando ele começou a orar no microfone. Uns curvaram suas cabeças e outros fizeram coro com ele quando começou a fazer a oração do Pai Nosso.
.
“A história é a sua história”, disse Warren em sua oração. Em seguida, citou a versão inglesa do hebraico Sh’ma: “Ouve, ò Israel, o Senhor é nosso Deus. Só Ele é Deus”.
.
“Nós celebramos um momento ímpar em nossa história, com a posse do primeiro presidente negro nos Estados Unidos da América”, disse Warren enquanto a multidão bradava. “Nós sabemos que hoje o Dr. King e milhares de testemunhas estão celebrando nos céus”.
.
Talvez, o retorno que Warren recebeu o ajudou a aprimorar sua oração. “Quando falharmos no tratamento dado aos nossos semelhantes e no respeito a todas as pessoas, Senhor, perdoe-nos”, disse ele.
.
Sua oração não foi uma forma de favorecer o cristianismo. Embora tenha enfatizado sua fé pessoal, invocou o nome de Jesus em hebraico, árabe e espanhol, ao invés de fazê-lo de uma forma mais pluralista. “Humildemente peço isso no nome de Yeshua, Isa, Jesus [pronunciado em espanhol], Jesus que nos ensinou a orar, dizendo”, discursou ele, antes de conduzir o povo na oração do Pai Nosso.
.
Entretanto, o clímax do dia aconteceu quando o presidente Barack Obama fez seu juramento com a mão sobre a Bíblia do presidente Lincoln, que estava fechada. Um gráfico do jornal Wall Street indicou que, diferente de outros presidentes, John F. Kennedy também deixou sua Bíblia fechada.
.
O discurso de Obama estava permeado com referências religiosas. Ele se referiu diretamente a 1 Co 3:11, quando afirmou: “Nós ainda somos uma jovem nação, mas, como dizem as Escrituras, chegou a hora de deixar de lado as coisas de menino”.
.
Em seguida, Obama se dirigiu ao mundo muçulmano: “Com o mundo muçulmano, nós buscamos uma nova forma de convívio, com busca de respeito e interesses mútuos”.
.
O líder dos direitos civis, Joseph E. Lowery, encerrou a cerimônia com uma bênção fazendo referência a Amós: “corra, porém, o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene”.
.
A multidão começou a se dispersar, mas em determinado momento, todos voltaram a ficar quietos e novamente atentos ao discurso. Eles caíram na gargalhada depois que Lowery disse: “Pedimos que vocês nos ajudem a trabalhar de modo que os negros não tenham que devolver nada a ninguém, que os morenos possam permanecer ao nosso redor, que os brancos abracem a justiça”.
.
*Por fim, a multidão bradou diante de algumas conclamações a que dissessem “amém”.
.
Que todos aqueles que buscam justiça e amam a misericórdia digam amém!
Público: Amém!
Lowery: Digam amém!
Público: Amém!
Lowery: E amém!
Público: Amém! (com brados e aplausos)
.
*Esse discurso foi feito de tal forma que, na língua inglesa, as palavras rimavam entre si de forma inteligente, razão pela qual a multidão gargalhou diante do que foi dito.
.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails