sábado, 29 de novembro de 2008

A (im) paciência de Jó

Há um livro na Bíblia quase atemporal. Narra a experiência de Jó, rico patriarca que teria vivido no tempo de Abraão mas cuja história é provável que tenha sido reduzida a esta forma poética centenas de anos mais tarde, na era de ouro literária de Israel. Independente disso, o livro levanta questões tão prementes e universais que sua mensagem acaba sendo útil para todas as épocas.
No período entre o Antigo e o Novo Testamento, o livro de Jó se torna um dos preferidos dos judeus. A história de Jó gira em torno de uma questão que tem assombrado os judeus desde os primeiros dias, quando foram escolhidos como povo da aliança de Deus. De alguma forma eles esperavam melhor tratamento. Jó tem a coragem de dar voz à pergunta “Deus é injusto?” e ninguém a fez com maior eloqüência e profundidade.
O livro parece ter sido escrito para explorar os limites exteriores da justiça. Jó, o homem mais reto, mais excelente de toda a terra, tem de passar pela pior das calamidades. Sofre castigos insuportáveis – mas por quê? O que ele fez de errado?
O livro se assemelha a um romance policial cujos leitores sabem muito mais que os personagens centrais. O primeiríssimo capítulo responde a principal inquietação de Jó: ele não fez nada para merecer tamanho sofrimento. Nós, leitores, sabemos disso, mas ninguém conta nada pra Jó e seus amigos. Como o prólogo revela, Jó está envolvido em um teste cósmico, um jogo proposto no céu mas encenado na terra.
Nos tempos de Malaquias, as pessoas haviam perguntado “O que ganhamos seguindo a Deus?” e essa pergunta é o cerne da provocação de Jó. Satanás afirma que as pessoas amam a Deus só pelas suas boas dádivas. De acordo com ele, ninguém jamais seguiria a Deus não fosse devido a algum ganho egoísta. Claro que Jó não tem culpa de nada e é um homem correto; mas é também rico e saudável. Retire essas coisas boas de sua vida, Satanás desafia, e a fé desse homem desaparecerá com suas riquezas e saúde.
A reputação de Deus está em jogo neste livro, dependendo da reação incerta de um homem desolado, miserável. Jó continuará a confiar no Senhor, no mesmo momento em que seu mundo desmorona a sua volta? Acreditará em um Deus de justiça mesmo quando as circunstâncias parecem ser injustas?
Descubra as respostas destas indagações lendo os 42 capítulos deste edificante livro.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails