segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Bem que tentei

Nesta edição de domingo, dia 12/10, o editor do www.pavablog.blogspot.com , Sérgio Pavarini, resolveu nos agraciar com um artigo nosso em seu prestimoso Blog. Agradeço desde já, a devida referência de nosso humilde espaço, neste blog de grande veiculação na Web.
Reescrevo aqui o artigo "Bem que tentei", publicado no Reflexões do Reino em 10/06/08.
.
.
Bem que tentei

Bem que tentei ouvir as mensagens triunfalistas dos evangelistas modernos e fazer delas meu modus vivendi, mas me decepcionei.

Bem que tentei envernizar minha voz para manipular os auditórios carentes de Deus.

Bem que tentei ser um levita, mas compreendi que levitas eram os descendentes de Levi, e por isso não me reportarei aos movimentos judaizantes.

Bem que tentei fazer da mensagem do evangelho meu ganha pão, fazendo tipo de evangelista que diz que “vive da fé”, com falsos pensamentos piedosos de que tudo é para glória de Deus.

Bem que tentei acreditar nas promessas messiânicas dos profetas hodiernos, sempre em busca de exaltação.

Bem que tentei ser mais conservador, fundamentalista e ortodoxo, mas a graça me alcançou.

Bem que tentei ser mais devoto à instituição Igreja, fazendo dela uma mãe, assim como fazem os universais (católicos).

Bem que tentei até mesmo abandonar a igreja, mas dou a mão à palmatória para os calvinistas que crêem na graça irresistível e na eleição incondicional.

Bem que tentei ser calvinista, mas entendi que por soberania divina, Ele optou por me dar liberdade de escolhas, e por isso me amou.

Não sei bem quando isso me pegou, só sei que aprendi a pensar “fora da caixa”. Às vezes me pergunto se estou desviado, e algo me diz que sim. Desviei-me dos pensamentos infantilizadores que faziam de Deus um deus. Confesso que até tentei me coadunar com o sistema religioso, mas percebi que é regredir demais.
Como diz um prestimoso pastor: “Enfim, morreu em mim aquele deus parecido com a figura idealizada de um superpai, que levou homens como Freud, Nietzsche e Sartre a desdenhar da religião”. E continua: “O deus que morreu foi exaltado na subcultura da religiosidade evangélica brasileira. Era basicamente um deus que: 1) vivia de plantão para me poupar de qualquer tragédia, evitar meus sofrimentos e abreviar as situações que me trariam qualquer desconforto; 2) prometia satisfazer não apenas minhas necessidades, mas também meus desejos; 3) estava comprometido com favorecer-me em todas minhas demandas contra os pagãos; 4) compensava minhas irresponsabilidades e ignorâncias em troca de minha fé; 5) manipulava todas as circunstâncias de minha vida como um tapeceiro que corta fios e dá nós no emaranhado do avesso do tapete para revelar a bela paisagem no fim do processo, capaz de encantar todos aqueles que olham pelo lado certo".
Experimentei a metanóia, que chamam "arrependimento". Vivo sob valores, prioridades e propósitos diferenciados. Conhecer a Deus me faz andar na luz, na verdade, livre de pesos, culpas e máscaras, e isso já basta para que minha vida dê um salto de qualidade imensurável.
.
Eu até que tentei...

4 comentários:

escritorcristaosagaz.blogspot.com disse...

UM TEXTO BASTANTE OBJETIVO E MUITO BOM.BEM ESCRITO E BEM ARTICULADO.VALE A PENA LER E RELER ELE.PARABÉNS.

Ronaldo Junior disse...

Caro Josias Leonardo!

Fico agradecido pelas palavras.
Deus lhe abençoe abundantemente.

Fraternalmente.

Ciro Sanches Zibordi disse...

Parabéns pelo prestimoso artigo! Gostei da palavra e principalmente da exposição contundente.

Em Cristo,

CSZ

Ronaldo Junior disse...

Pr. Ciro!

Sua presença aqui enobrece nosso humilde espaço.
Fico muito grato pelas palavras motivadoras. Apesar de não ser um texto muito ortodoxo, fico feliz de ter gostado.

Graça e Paz,
Junior

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails