sábado, 25 de outubro de 2008

Pode ser que eu esteja errado


Pode ser que eu esteja errado, mas gosto de caminhar em meio a alguns aparentes paradoxos. Um Deus que é soberano sobre tudo e todos, mas cede às suas criaturas liberdade de arbítrio, onde estas decisões geram até mesmo violência e morte, deixa alguns a pensar que Deus não é tão soberano assim. O problema é que precisamos redefinir o conceito de soberania.
Entendo soberania como a crença de que nada pode impedir Deus de executar sua vontade a não ser Ele mesmo. O homem é livre porque Deus quer, e não porque Deus foi destituído de sua soberania.

Pode ser que eu esteja errado: um Deus que possui a onisciência como um de seus grandes atributos, certamente conhece cada um que entrará pelos portais da eternidade, mas nem por isso predestinou tais criaturas.

Pode ser que eu esteja errado: creio que a Bíblia é a palavra de Deus e contém a palavra do homem, todavia, contém até mesmo a palavra do diabo. Oohhh!!! não deveria ter dito isto – os fundamentalistas vão me execrar.

Pode ser que eu esteja errado: creio que a oração é umas das ferramentas mais poderosas que temos a nosso favor, porém, pra quê orar solicitando as benesses e livramentos de Deus se Ele sabe de tudo que acontecerá comigo daqui há dez ou vinte anos?
Faz-se necessário reformularmos nossos modelos de orações. Na verdade, o resultado da oração não é necessariamente a mudança da situação a respeito da qual se ora, mas a mudança da pessoa que ora, pois a mudança da situação a respeito da qual se ora é uma possibilidade, mas a mudança do coração e da mente de quem ora é uma realidade.

Pode ser que eu esteja errado: estudar teologia é uma loucura. Como pode um ser limitado que sou, tentar dissecar um Ser ilimitado que é o EU SOU? Para não enlouquecer, apelo para o Consolador, o Deus conosco.

Pode ser que eu esteja errado: creio que fé é coragem de acreditar que os valores, princípios e verdades propostos por Jesus são suficientes para enfrentar a vida com tudo o que ela trouxer, de bom e de ruim. Mas muitos insistem apenas na definição do escritor da epístola aos hebreus, pautando sua fé apenas em tentar mover a mão de Deus por meio de milagres e operações de maravilhas.

Pode ser que eu esteja errado: creio que a salvação e vida eterna são verdades absolutas do cristianismo, mas muitos chegarão no céu sem nunca ter ouvido a mensagem de salvação desenvolvida pelos enlatados teológicos americanos.

Pode ser que eu esteja errado: creio em todas as narrativas bíblicas que pontuam verdades sobre o dízimo e ofertas, mas também creio piamente que o dízimo não é para a igreja do Novo Testamento. Apesar de ser um dizimista fiel, bato na tecla de que Deus não está preocupado com os meus dez por cento, e sim, no meu ato de dar com alegria e voluntariamente. Os dez por cento é apenas um parâmetro; mas muitos insistem em dar até os centavos do líquido ou do bruto, achando que Deus se deixa enganar por nossa barganha.

São apenas algumas considerações de um acrisolado estudante de teologia.

Pode ser que eu esteja totalmente errado...

8 comentários:

Clóvis disse...

Junior, amado no Senhor:

Pode ser que você esteja certo, mas a liberdade do homem não é uma abdicação divina do exercício de Sua soberania. É mais o próprio exercício, pois nada daquilo que o homem faz livremente não foi predeterminado por Deus. Não existe um só átomo dissidente no Universo de Deus.

Pode ser que você esteja certo, mas a onisciência divina sendo perfeita, exaustiva e infalível, fixa inalteravelmente na eternidade tudo o que acontecerá na história. E pode ser que você esteja certo, mas a presciência divina não é mera previsão, mas Ele antevê o que decidiu fazer e não tem como você estar certo ao dizer que Deus não predestinou quando a Bíblia diz "em amor nos predestinou".

Pode ser que você esteja certo, mas a teologia não é a dissecação de Deus como se fosse uma rã num laboratório, mas é a fé buscando entendimento, é a ação do adorador contemplando mais de perto a glória divina para melhor adorá-lo em Sua perfeições.

Pode ser que você esteja certo, mas a salvação se dará unicamente por meio de Cristo, sendo a pregação o meio ordinário de levar Cristo às pessoas, embora Deus possa usar de meios extraordinários de levar a Cristo àqueles impedidos de ouvir a pregação da fé.

Pode ser que você esteja totalmente certo, ou parcialmente certo, mas com certeza você não está totalmente errado.

Em Cristo,

Clóvis

Junior disse...

Muito bom Clóvis!

Gostei muito do seu calvinismo moderado, embora haja algumas divergências em nossas linhas de pensamentos.
Gostei tanto de seu comentário que talvez o publique como post.

Com carinho,
Junior

cincosolas disse...

Junior,

Disponho do comentário como desejar e que Deus continue te abençoando.

Com o mesmo carinho,

Clóvis

james disse...

Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor, irmão Junior!

Com base no seu pode ou não ser...

Estamos certos, que Deus nos amou de tal maneira que nos deu Seu Filho Amado...

Estamos certos, que Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores...

Estamos certos, que Deus derramou de seu Espírito sobre toda carne...

Estamos certos, que foi dado ao Senhor Jesus todo o poder no céu e na terra...

Estamos certos, que pecamos...

Estamos certos, que passamos da morte para a vida se amarmos uns aos outros...

Estamos certos, que precisamos nos santificar para vermos a Deus...

Estamos certos, que somos o templo do Espírito Santo, então o porque da construção de templos, e mais templos, luxuosos, suntuosos??? não ficará pedra sobre pedra e os elementos irão se derreter...

Estamos certos, que quem nos ensina é o Espírito Santo...

Estamos certos, que somos servos inúteis; fizemos (quando fazemos!) somente o que devemos fazer...

Fraternalmente.
James.
www.jesusmaioramor.blogspot.com

Vivian disse...

Deus esta te moldando, e pode ser que vc estaja errado mas, de uma coisa eu tenho certeza: Ele te mostrará o certo!

Abraço e bençãos!!!

Junior disse...

Caro James!

Seus comentários sempre enriquecedores são sempre muito bem vindos.

Graça e Paz sobre ti e família!

Junior disse...

Prezada Vivian!

Vc tem toda razão: "Deus está me moldando". Mas estou plenamente certo de que aquele que começou a boa obra, há de completá-la até o dia de Cristo Jesus.
Volte mais vezes.

Paz e Bem.

José Rinaldo de Santana disse...

Graça e paz, Amado irmão Junior é maravilhoso quando nos sentimos moldados por Deus

Em Cristo José Rinaldo de Santana

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails