sábado, 28 de maio de 2011

Entrevista com Rafael Hiran

Em uma entrevista bastante edificante, o jovem pastor Rafael Hiran vem ao Reflexões do Reino para nos fazer refletir sobre os principais desafios da igreja moderna. Depois de aproximadamente 3 meses de espera...felizmente a entrevista. Curtam, reflitam e comentem.



Reflexões do Reino: Quem é Rafael Hiran?

Rafael Hiran: Um Carioca nascido em 18/02/1977, casado com a Goiana, Lorena Cavalcante de Oliveira Morett.
Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (STBSB). Formado em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também fez sua Licenciatura na mesma área.
Trabalhou na Pesquisa Nacional da Reforma Agrária na Educação, através da FIPE, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, durante os anos de 2004 e 2005.

Durante o ano de 2010 foi Monitor da matéria de Didática Especial das Ciências Sociais II na Faculdade de Educação da UFRJ.
Trabalhou como professor no Seminário Teológico Shalom (STS) durante 7 anos, lecionando as matérias de Antropologia, Sociologia, Teologia Contemporânea e Novo Testamento I e II.
Foi Pastor auxiliar na Igreja Batista Central em Niterói (IBCN), durante 6 anos. Encerrou suas atividades como Pastor em Abril deste ano, para um “período Sabático”.
Atualmente mora em Brasília-DF, onde desfruta do seu período Sabático e prossegue com seus estudos acadêmicos, fazendo Pós-graduação em Segurança Pública pela UDF.

Reflexões do Reino: Em sua opinião, qual o maior desafio da liderança da igreja para este século XXI?

Rafael Hiran: O saudoso Pastor presbiteriano Richard Halverson, que além de atuar na Igreja, trabalhou durante 14 anos como capelão do Senado dos Estados Unidos, certa feita disse:
"No início, a igreja era um grupo de homens centrados no Cristo vivo. Então, a igreja chegou à Grécia e tornou-se numa filosofia. Depois, chegou a Roma e tornou-se uma instituição. Em seguida, à Europa e tornou-se uma cultura. E, finalmente, chegou à América e tornou-se um negócio".
Creio que o maior desafio é voltar a ser um grupo de homens e mulheres centradas no Cristo Vivo.

Reflexões do Reino: Você teme que daqui há algumas décadas a igreja institucional seja irrelevante para a sociedade e até mesmo deixe de ser freqüentada?

Rafael Hiran: Em algumas Sociedades isso já é um fato social. Já é possível encontrarmos nas prateleiras, livros, como por exemplo, “Gente cansada de Igreja”. Não tenho medo disso, analiso o fato com um olhar sociológico, o que me ajuda a entendê-lo como conseqüência de alguns atos insanos de pregadores mercenários, que insiste em colocar preço no que é inegociável.
Para esclarecer, compartilho um pouco do que tenho vivido aqui no Cerrado (Brasília-DF). Estou afastado de minhas atividades pastorais por um tempo, o que chamo de período sabático, mas não afastado de Deus, das pessoas ou dos amigos; O objetivo é fazer uma “auto-reciclagem”, dedicando mais tempo para eu mesmo, para a minha esposa e para os amigos mais chegados. Pois bem, neste curto tempo em que estou aqui, os “mais chegados” sem vínculos com igreja, expressaram o desejo de comunhão, de conhecer mais da Palavra de Deus e de estreitar os laços com Ele.
Toda e qualquer Igreja deveria ser capaz de proporcionar isso a qualquer indivíduo, porém, não é o que acontece. O que me alegra é ver Igrejas relevantes, servindo às suas comunidades com total eficácia.

Reflexões do Reino: Como a Antropologia e a Sociologia lhe ajudam no convívio da igreja e na comunhão com Deus?

Rafael Hiran: Permitam-me antes, contar como a Teologia me ajudou na formação em Ciências Sociais.
Estava no primeiro ano do curso, na UFRJ, no final de uma aula de Sociologia brasileira, o professor pediu a resenha de um livro para a semana seguinte, a turma entrou em desespero, todos eram novatos, muitos não faziam idéia de como escrever uma resenha, lembro de ter ficado sentado, assistindo o alvoroço e agradecendo a Deus por ter passado pelo Seminário antes, pois, escrever resenhas era uma constante lá.
Nas Ciências Sociais estão compreendidas a Antropologia, Sociologia e a Ciência Política, as quais me ajudaram sim não só no convívio com a Igreja e com Deus, como também a desenvolver uma percepção crítica do mundo a minha volta, ou seja, não aceito qualquer palha dourada. Como Pastor, minha formação contribuiu para compor mensagens cada vez mais contextualizadas e relevantes para a vida dos que me cercam.



Reflexões do Reino: No meio da literatura, seja ela protestante, sociológica, antropológica ou até mesmo a brasileira, existe algum autor que lhe influencia? Fale um pouco de suas principais obras.

Rafael Hiran: A resposta para essa pergunta seria longa se eu a escrevesse por completo, porém para evitar o enfado e a canseira nos leitores, vou citar apenas alguns.
A Bíblia em primeiro lugar, pois ela é o “fiel da balança” de tudo o que leio, por conta de sua beleza e Graça.
Todos os clássicos de todas as áreas devem ser lidos. Existem também coleções que são indispensáveis à leitura, como por exemplo, “Os Pensadores”, que reúne as principais obras dos clássicos das mais diversas áreas.
Para se entender a sociedade pós-moderna através de uma perspectiva sociológica, é preciso ler Zygmun Bauman, que possui mais de 20 livros publicados e que cunhou o termo, “pós-modernidade líquida”.
Ainda na Sociologia, existem alguns autores que aprecio, como, Max Weber, com sua obra: “A ética protestante e o Espírito do Capitalismo.”
Para os iniciantes e os que desejam saber sobre Antropologia, Roque Laraia e seu livro, “Cultura” é uma excelente opção.
Para os que desejam um estudo aprofundado sobre o Evangelho de João: “A Comunidade do discípulo amado.”. Conheci este livro através do meu querido professor Luiz Roberto, de Novo Testamento e eu o usei durante as aulas que ministrei de NT no Shalom.
Para uma introdução ao Novo Testamento, sempre usei o do Broadus.
Não podemos deixar de lado os periódicos, tais como: Carta Capital, Folha de São Paulo (principalmente a coluna dos colaboradores de Domingos, como Frei Beto e Gilberto Dimenstein), Lê Monde Diplomatique (Uma revista em forma de tablóide), Caros Amigos.
Para aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre Filosofia com um toque de brasilidade, uma excelente autora é a Filosofa da USP, Marilena Chauí.
“Icabode” de Rubem Amorese é também uma leitura indispensável para os dias de hoje.
A poesia também ajuda a adoçar a vida e a alegrar a alma, por isso é importante ler e ouvir as melodias dos poetas, não só os mais celebrados, mas também os menos conhecidos. Alguns preferidos, Pablo Neruda, Paulinho Pedra Azul, Fabrício Carpinejar, Mario Quintana, Clarisse Lispector, Zélia Gattai e alguns outros...

Vamos ao ping-pong:
Reflexões do Reino: Rafael Hiran...

Rafael Hiran: “Copeiro do Rei”

RR: Jesus Cristo

RH: Amigo melhor.

RR: Igreja

RH: koinonia, martyria e Kerygma.

RR: Esposa

RH: Companheira, cúmplice!

RR: Família

RH: Importantíssima.

RR: Amor

RH: Essência da Vida.

RR: Arrebatamento

RH: Acontece...

Reflexões do Reino: Gostaria de agradecer sua presença aqui no RR e dizer que foi um prazer bater um papo com o jovem pastor. Deixe um recado para os nossos leitores.

Rafael Hiran: Comam, bebam e folguem, porém não se esqueçam do teu Criador.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails