segunda-feira, 7 de julho de 2008

Entrevista com Isaías Jr.

Semana passada entrei em contato com o professor Isaías Jr. para obter uma entrevista para o Blog Reflexões do Reino.
Sabendo que seu tempo era muito curto, devido suas ocupações eclesiásticas e seculares, já imaginava que aguardaria um bom tempo de espera.
Qual não foi a surpresa?!?!
Nosso prestimoso professor prontamente nos atendeu. E, sem demora, segue abaixo nossa proveitosa entrevista:

Isaías é casado com Leila Regina de Oliveira Araújo; Pai de Gabriel (6 anos) e Daniela (2 anos); diácono da ADJ; Pregador do Evangelho; professor da ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL – Classe Rumo ao Céu; líder de Evangelismo da ADJ; Autor do Manual de Estudo Português e Técnicas de Redação: manual de estudo independente - Campinas, SP : FAETAD, 2007; Autor do Livro Digital (CD-ROM) Questões Lingüísticas, RJ: Esdras Educação, 2007; Oficial de carreira das FFAA; Professor dos seminários teológicos IBED e Shalom; Professor de Língua Portuguesa, Literatura e Redação do Colégio Militar do Rio de Janeiro e da Fundação Osório; Professor-tutor de Docência Superior, Redação Empresarial, Metodologia da Pesquisa e Direitos Humanos da Fundação Getúlio Vargas; Supervisor de correção do vestibular UERJ; corretor do vestibular UFRJ; corretor do vestibular UNIRIO; supervisor e corretor de redações do ENEM. Bacharel em Direito e em Letras; Especialista em Docência Superior; Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e Pesquisador de novas tecnologias aplicadas à Educação.

Reflexões do Reino: O que o Srº acha ser a maior necessidade da igreja para que ela seja relevante na sociedade?

Isaías Jr.: Precisamos, como igreja de Deus, ter o caráter de Deus. A sociedade precisa ver que a igreja difere dela em suas atitudes. Se a sociedade não conseguir enxergar diferença entre ela e a igreja, como seremos relevantes?

Reflexões do Reino: Temos visto muitos movimentos serem criados ao longo da história da igreja. Um deles é a teologia da prosperidade. Qual sua opinião sobre esse movimento?

Isaías Jr.: A ganância por bens materiais é a origem de todos os males (1ª Tm 6.10). A teologia da prosperidade representa essa ganância! Onde está o nosso tesouro? Aqui na Terra ou no Céu? Por que servimos a Deus? Por amor ou por interesse? Em Lucas 3.14, Jesus ordenou aos soldados que se contentassem com seu salário.
Sei que precisamos de bênçãos materiais, precisamos de dinheiro para viver nessa Terra, mas sei também que o nosso Deus sabe disso! Ele é o nosso provedor, é Ele quem cuida de nós. Não precisamos correr feito loucos atrás da bênção, pois ela me alcançará.
Jesus ensinou, em Mateus 6.33 que devemos buscar primeiro o Reino de Deus, e as demais coisas nos serão acrescentadas. Portanto, a Teologia da Prosperidade é inócua e inútil.

Reflexões do Reino: Qual a posição do professor a respeito do sofrimento humano, diante de um Deus bom e todo-poderoso?

Isaías Jr.: Sofremos como conseqüência do nosso próprio pecado e do pecado que paira sobre o mundo. Deus não fez o homem para sofrer. Sua vontade perfeita não criou a violência, as doenças ou qualquer outra fonte de dor e sofrimento. Porém, o homem, quando pecou, permitiu que o mal corrompesse a criação perfeita de Deus. Por isso, Jesus precisou morrer para pagar o resgate da criação devedora a Satanás pelo erro cometido.
Porém, precisamos ver que o sofrimento, que tanto rejeitamos, muitas vezes, é o caminho para nossa salvação. Jó 5.17 diz que feliz é o homem a quem Deus corrige. E o que é corrigir? Como se corrige alguém? Penso aqui como corrijo meu filho. Primeiro, conversamos e orientamos. Mas, quando a conversa não adianta, uma chinelada e um castigo são os meios para a correção. Da mesma forma, a correção de Deus, várias vezes, nos implica sofrimento. Logo, o sofrimento foi benéfico!
E que são as aflições dessa vida? Paulo afirma que são peso de glória! Jesus muito sofreu por nós! Estaremos dispostos a sofrer um pouco por Ele?

Reflexões do Reino: Quais são os autores literários que influenciaram ou influenciam sua vida ministerial?

Isaías Jr.: Paulo, Pedro, João, Davi, Isaías, Jeremias, Ezequiel, Moisés, Mateus, Marcos, Lucas, João.
Minha vida é ler, estudar, escrever.
Li alguns poucos livros, se compararmos minha leitura ao universo literário que nos cerca. Porém, nada se compara à influência que causa em minha vida a Bíblia Sagrada.

Reflexões do Reino: Deixe um recado para os leitores do Blog Reflexões do Reino.

Isaías Jr.: Jesus está voltando! Poucos estão percebendo. Acham que ainda vai demorar. Porém, em breve, muito em breve, vai sair uma notícia de um povo que desapareceu.
Façamos por onde estar nesse povo!

4 comentários:

Anônimo disse...

Excelente entrevista!!!
Conteúdo, perguntas e um entrevistado de alto nível!!!
Deus te abençoe Junior, e obrigada por compartilhar este tesouro...paz

juberd2008 disse...

Parabéns pela entrevista. Muito bom o conteúdo do seu blog. Quando puder faça uma visita ao meu blog.

Graça e paz,

Juber

Ronaldo Junior disse...

Olá Patrícia!!

Fico agradecido por sua visita e seus elogios. Nosso professor tem si tornado um grande patrimônio de nossa igreja..rsrs
É uma benção poder ter sido seu aluno.

Graça e Paz
Junior

Ronaldo Junior disse...

Caro Juber!

Fico lisonjeado pelas congratulações!
Seu Blog também tem muita coisa boa.
Quanto a entrevista, só tenho a agradecer pela honra que o professor nos deu.

Paz
Junior

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails