quarta-feira, 16 de julho de 2008

É Deus a causa?

Ouvi dizer, que certa vez em uma cerimônia fúnebre de uma garota de 10 anos, morta num acidente de carro, sua mãe chorando muito, disse: " O Senhor levou-a para junto de si. Ele deve ter tido algum motivo. Obrigada Senhor!"
Conheço cristãos que, ao ficarem doentes, atormentam-se com a pergunta: "O que Deus está tentando dizer?", ou: "Como posso aumentar minha fé para ficar livre dessa doença?".
É provável que esse raciocínio esteja errado. Talvez Deus não esteja tentando nos dizer nada específico todas as vezes que sofremos. Dor e sofrimento são partes inerentes de nosso planeta, e os cristãos não estão isentos disso. Na metade das vezes, sabemos por que ficamos doentes: pouco exercício, dieta inadequada, contato com germes, etc. Será que realmente esperamos que Deus esteja sempre nos protegendo onde quer que encontremos algo perigoso?
Particularmente, a abordagem que Jesus faz no Evangelho de João, capítulo 9 é perfeita. Ele refuta a clássica explicação do sofrimento. Seus seguidores apontaram para um homem cego de nascença. Alardeando falsa piedade, perguntaram: "Quem pecou, este homem ou os seus pais?". Jesus respondeu claramente: "Nem ele nem seus pais. Isso aconteceu para que a obra de Deus pudesse se revelar em sua vida".
Os discípulos quiseram voltar atrás e saber a "razão". Jesus desviou sua atenção. Com propriedade, apontou para o futuro e colocou outra questão: "Qual a finalidade disso?". Para mim, isso resume bem a abordagem da Bíblia em relação ao problema da dor. Levantar questões sobre a causa, os "por quês", não resolve o problema. Mas é uma esperança para o futuro saber que até o sofrimento pode ser transformado ou "redimido". Uma tragédia humana, como cegueira, pode ser usada para revelar a obra de Deus.
Às vezes, como no caso do homem que nasceu cego, a obra de Deus se manifesta por meio de um grande milagre e , às vezes, não. Seja como for, o sofrimento oferece uma oportunidade de revelarmos a obra de Deus.

6 comentários:

Anônimo disse...

A paz do Senhor, meu irmão !!!

Como eu disse vim visitar o seu blog, gostei muito dos seus posts, que Deus o abençoe grandemente e que faças o seu blog prosperar e crescer muito ... assim que puder visite também o meu blog jussarah.blogspot.com/ , fique com Deus.

Anchieta Campos disse...

Parabéns pelo blog caro irmão. Está muito bom. Que Deus sempre o mantenha fiel ao Deus da Palavra e a Palavra de Deus.

Realmente Deus controla tudo e todas as coisas, mas isto não significa que Ele queira tudo o que ocorre na terra. Seja ou a vontade permissiva ou a vontade decisiva de Deus, mas sempre ocorrerá a sua influência. Só precisamos aprender a reconhecer esta soberania do Eterno e enxergarmos o seu operar em nossas vidas.

Abraços.

Anchieta Campos

Ronaldo Junior disse...

Amada Jussara,

Fico feliz por ter gostado do Blog. Nosso propósito é sempre o engrandecimento do Reino. Seu Blog também está bem edificante.

Fraternalmente
Junior

Ronaldo Junior disse...

Caro Anchieta,

Obrigado pelo comentário, e por ter achado nosso Blog agradável.
Com relação ao sofrimento, tentei fugir da convencionalidade simplista que é empregada sobre a razão do sofrimento humano. Realmente, Deus sempre será soberano sobre nossas vidas, mas nem sempre Deus é o agente primaz da dor ou do sofrimento.
Sofremos por que fazemos parte deste mundo deletério, e enquanto Jesus não voltar, estaremos sujeitos a isso.

No amor do Deus da Palavra.
Junior

Paulo Adriano Rocha disse...

Paz, Junior!

Eu descobri o seu blog um dia desses e ele já está adc nos meus favoritos e nos feeds, sempre que você atualiza, eu sei e leio, mas ainda não tinha lido esse post. Parabéns pelo blog e que Deus continue te abençoando e enchendo de graça para falar a Palavra de Deus. Que possamos influenciar outros cristãos a fazerem o mesmo.

Em dias como os nossos, que as pessoas procuram tanto alívio para suas dores, nada melhor pra elas do que procurar as causas, no entanto, ninguém procura a Deus para ser a solução e, sim, a causa do problema. Como disse o Anchieta, Deus está no controle de tudo, mas nós temos a nossa responsabilidade, não é? Cada um de nós vai colher aquilo que plantar, não há cpomo fugir disso. No entanto, em Os 13.9, Deus diz que a ruína de Israel veio deles próprios, ams que Ele, o Senhor, seria o seu socorro. Podemos contar com ele sempre!

Ronaldo Junior disse...

Amado Paulo Adriano,

Fico lisonjeado por ter meu Blog em seus favoritos.
Nosso propósito sempre será de tornar o Reino de Deus mais acessível possível, tendo a internet como grande meio de comunicação.
Fico grato pelo comentário, pois sua contribuição é de grande valia para este espaço.

Abraços fraternais
Junior

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails